


VÍDEOS SUGERIDOS PARA APROFUNDAMENTO RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
"A Boca do Mundo - Exu no Candomblé" propõe uma abordagem etnográfica e experimental sobre as múltiplas manifestações culturais de EXU. Traz depoimentos de Mãe Beata de Iemanjá, ialorixá do Rio de Janeiro e outras pessoas que vivem o Candomblé.
A Profa Dra Nilma Lino Gomes discute as diretrizes curriculares nacionais para a educação escolar quilombola. Explica a regulamentação da educação escolar quilombola e reafirma a necessidade de colocar em prática políticas que visam correções desigualdades brasileiras.
O documentário Quilombos do Século XXI discute a questão do racismo estrutural que vigora no país desde o fim da escravatura, em 1888. Leis que foram publicadas ainda no Império impediram a emancipação dos descendentes diretos dos grupos escravizados pelos portugueses.
Como unir saberes tradicionais com o currículo escolar regular?
Desafios da Educação nas aldeias quilombolas
Como o Governo Estadual trata a educação quilombola? Quais as diferenças básicas para a educação institucionalizada? O vídeo apresenta comunidades quilombolas no Pará e registra um pouco da vida escolar e das diversas dificuldades das crianças e professores da região: falta de material específico sobre a própria tradição.
Dirigido por Kiko Dinucci, "Dança das Cabaças" passa pelas diversas vertentes das religiões afro-descendentes, dos candomblés (de tradição Nagô, Gege, Bantu), Tambor de Mina, Umbanda e Quimbanda. Documentário conta com participações de Sacerdotes e estudiosos.
Silvio Almeida é o convidado do RodaViva (22 jun 2020).
Doutor em filosofia e teoria do direito pela USP, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e da Universidade Mackenzie, professor visitante da Universidade Duke, nos Estados Unidos, e presidente da Fundação Luiz Gama. Autor de diversas obras sobre filosofia, racismo e consciência de classe, como o livro ‘Racismo Estrutural’, que discute o racismo entranhado na estrutura social, política e econômica da sociedade brasileira.
Demonstrações de racismo entre os muros da escola. Das salas da educação infantil à universidade, a cor da pele ainda é alvo de agressão e desrespeito.
Muniz Sodré (UFRJ) conversa sobre seu livro "Reinventando a Educação - Diversidade, descolonização e redes". Discute como enfrentar os desafios de educar no século XXI, num mundo globalizado e altamente tecnológico. afogado em novas tecnologias de comunicação e informação.
Afinal, como trabalhar racismo e preconceito na sala de aula? Como deve ser a educação das relações étnico raciais?
Obra de Lélia Gonzalez é discutida pela Mestra em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Elizabeth Viana, e a doutoranda em História pela Universidade Federal Fluminense(UFF), Raquel Barreto
Registro de "Por uma nova epistemologia: a vez dos 'povos sem voz'" do Prof. Dr. Jose Jorge Siqueira para a a XXIII International Conference on Multidisciplinary Studies: "Resilience for Survival". Cambridge University, 30-31 July 2020. no UK